Oficinas


Oficina de Encadernação


Iniciamos nossas primeiras ações de oficinas com a oficina de encadernação. O que poderia um caderno, um livro? Seria essa a primeira semente plantada para as oficinas que viriam dali pra frente e seus desdobramentos. Após uma conversa de apresentação, nos lançamos a cortar o papel, contar as folhas, ilustrar a capa, juntá-la, costurar, finalizar os acabamentos. Nasceram assim os primeiros cadernos-livros, para as primeiras histórias, ilustrações, colagens, acabamentos, de cada um, e aos seus modos. Iniciamos.


Oficina de Escrita Criativa 


Sendo os indígenas povos de cultura e tradições orais, distintas inclusive, propusemos trabalhar a escrita disparada a partir de vivências de contações de história e compartilhamentos de memórias. Em uma das experiências destas oficinas, levantamos histórias de seres encantados com as crianças. Parte da história que abre o nosso livro coletivo, por exemplo, foi criada coletivamente com os estudantes da Zabelê, em uma dessas oficinas que ministramos no âmbito do projeto. Fizemos oficinas também norteadas pela ideia de tradução e de criação livre de poemas e textos do universo afetivo dos estudantes.


Oficina de Serigrafia


As oficinas de serigrafia aconteceram como forma de troca de saberes entre os artistas do projeto e os professores e estudantes da comunidade escolar. Com materiais aproveitados, montamos coletivamente uma mesa de iluminação. As telas foram esticadas, o teste de revelação realizado, e a primeira tela de serigrafia criada por todos. Imprimir seria o próximo passo, quando chegaram as camisas, ansiosos todos pelas primeiras impressões. Todo o material e técnicas compartilhadas ficaram na Aldeia Kaí para as próximas ações, como a da impressão do uniforme escolar, as camisas dos eventos culturais, e assim por diante.


Oficina de Ilustração


As oficinas de Ilustração propuseram que os estudantes e professores da comunidade escolar participassem ativamente da construção do livro, de maneira coletiva, e em diversas situações criadas. Fizemos dinâmicas diferentes, desde a criação de bandeirolas para a noite cultural, com desenhos pintados a mão, assim como rodas de desenhos coletivos além de um clube do desenho no desejo de criar ilustrações próprias do universo pataxó.


Oficina de Carimbo


De um encontro de saberes com a artista indígena Rita Pataxó, que desenvolve uma série de carimbos artesanais em madeira, realizamos uma oficina conduzida por ela para os artistas do projeto e os estudantes do anexo Kaí. Em uma segunda etapa, os carimbos se transformaram em letras do alfabeto pataxó que compuseram uma publicação artesanal, disponível aqui no site. Confira! 



CONHEÇA NOSSO INSTAGRAM

@edicoeszabele